Resumo
Introdução: Diante do contexto da pandemia da covid-19, com crescente disseminação do vírus, dificuldade de acesso sustentável ao oxigênio pelos municípios do estado do Rio Grande do Norte (RN) e possível necessidade de remoção em massa de pacientes hospitalizados em estado crítico ou dependentes de oxigenoterapia, o Grupo de Resposta Rápida para Ações Emergenciais da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN elaborou e implantou o Protocolo de Ação para Incidente com Múltiplas Vítimas com Perfil Clínico (IMV-C) e Remoção em Massa. Objetivo: Relatar a experiência de Gestão da Crise, vivenciada no período mais crítico da pandemia da covid-19. Método: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Resultados: Considera-se exitosa a implantação do protocolo e ações do Grupo de Resposta Rápida para Ações Emergenciais, diante de condições adversas e extremas, já que se fez imprescindível a implementação de medidas imediatas para organizar o processo de intervenção e salvar vidas. Estruturou-se em cada região de saúde um serviço hospitalar estadual de referência para IMV-C, com espaços adequados para garantia de oxigenoterapia. Houve o aperfeiçoamento de competências e habilidades profissionais para o IMV-C. Conclusão: A vivência no atual cenário da pandemia da covid-19 evidencia a necessidade de maior organização, planejamento e reestruturação nos serviços municipais. Foi possível identificar em diversos serviços de saúde o(s) problema(s) causador(es) do evento, possibilitando maior efetividade e eficiência na busca de soluções efetivas para a problemática. Observou-se boa integração nos pontos de atenção da rede de urgência e emergência na ativação do Protocolo.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Revista Diálogos em Saúde Pública
