Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Dirterizes para Publicação e nas Instruções para Autores, no menu de Informações no rodapé da página da Revista.

Diretrizes para Autores

 

NORMAS DE SUBMISSÃO

A RDSP publica manuscritos inéditos, previamente submetidos à revisão de admissão através da plataforma de publicação OJS/PKP e posterior avaliação de dois a três pareceristas, conforme decisão do Editor Científico, por sistema duplo-cego (revisor e autor).

Esses manuscritos podem ser escritos em português,  podendo ser artigos originais (utilizando método qualitativo, quantitativo ou misto); revisão narrativa, integrativa e sistemática; relato ou série de casos; relato de experiência; artigo de opinião; resenhas; cartas ao editor; entrevistas e debates; obedecendo às normas estabelecidas nas Instruções para Autores.

O autor deve se cadastrar na plataforma de publicação OJS/PKP da revista como autor, por onde será submetido o manuscrito, e enviar, quando necessário, o parecer consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Não há limite para submissão de manuscritos de um mesmo autor, podendo esses, se aprovados, serem publicados em edições distintas.

A publicação dos textos está sujeita à revisão de admissão e avaliação por sistema duplo-cego, por parecerista ao qual se reserva o direito de sugerir modificações ao autor ou recusar o manuscrito.

O número de autores para artigo original, revisões, relato e série de casos e relato de experiência não deve exceder a 6 (seis), sendo que, para resenha, artigo de opinião e cartas ao editor, o número de autores não deve ser maior que 2 (dois).

As normas de submissão e publicação estão detalhadas nas Instruções para Autores que acompanham e passam a integrar o presente Regimento.

 

DIRETRIZES ÉTICAS

A RDSP zela pela transparência e idoneidade na condução dos processos de editoração científica e observa as condutas éticas dispostas nos regulamentos do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE) e do Committee on Publications Ethics (COPE).

Os autores dos artigos científicos são responsáveis pela adequação dos seus trabalhos aos princípios da ética científica, sob risco de sanções a serem aplicadas pelo Editor Científico e equipe editorial, entre elas, a suspensão de publicação do manuscrito em qualquer etapa do processo editorial, caso comprovada a infração a tais princípios.

Os Membros do Conselho Editorial Científico, Consultores Ad Hoc e Editores-Adjuntos, que atuarem em qualquer etapa da avaliação de artigos submetidos, não deverão apresentar conflitos de interesses relacionados à pesquisa ou aos financiadores da pesquisa que originou o artigo avaliado.

Em caso de pesquisas conduzidas em seres humanos ou animais que necessitem de aprovação de Comitês de Ética em Pesquisa, o autor deverá apresentar, no momento da submissão do manuscrito, a comprovação da aprovação em questão.

A RDSP poderá acessar sistemas ou serviços de controle de plágio e os Consultores Ad Hoc deverão apontar aos editores da revista quaisquer suspeitas de plágio, duplicidade, ou uso inadequado ou indevido de artifícios para condução das pesquisas empíricas ou para a organização dos textos teóricos dos artigos científicos avaliados.

 

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

Não são cobradas quaisquer taxas ou encargos para o processamento ou a publicação do manuscrito na revista. A revisão gramatical e a análise por profissional de estatística quando necessária, deverão ser atestadas por escrito pelos profissionais que as realizaram e serão de responsabilidade do autor.

Os manuscritos deverão ser inéditos e serão destinados exclusivamente à RDSP, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico. Os conceitos e as opiniões expressos nos artigos, bem como a exatidão e a procedência das citações, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

Os manuscritos publicados passarão a ser de propriedade da RDSP, sendo vedada tanto sua reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, como sua tradução para publicação em outros idiomas, sem prévia autorização.

Os artigos aceitos para publicação poderão ser modificados para se adequarem ao estilo editorial-gráfico da revista, sem que, entretanto, nada de seu conteúdo técnico-científico seja alterado.

No caso de o manuscrito incluir tabelas e ilustrações previamente publicadas por outros autores e em outros veículos, é dever do autor fornecer comprovante de autorização de reprodução, assinado pelos detentores dos seus direitos autorais.

Os leitores de periódicos biomédicos merecem ter a confiança da originalidade do que estão lendo, a menos que exista uma declaração clara de que o artigo está sendo republicado por escolha do autor e do editor (como pode acontecer com textos históricos ou referenciais). Quando o manuscrito submetido já foi em grande parte publicado em outra revista ou está parcialmente contido ou estreitamente relacionado com outro manuscrito submetido ou aceito para publicação em outra revista, o(s) autor(es) deve(m) deixar isso claro, na carta de submissão, bem como fornecer uma cópia do referido material para análise do editor.

Quando parte do material do manuscrito já tiver sido apresentada em uma comunicação preliminar, em simpósio, congresso etc., esse fato deve ser citado como nota de rodapé na página de título, e uma cópia do texto da apresentação deve acompanhar a submissão do manuscrito.

Na submissão de manuscritos ou resumos resultados de pesquisa, é obrigatória a inclusão de declaração de que a pesquisa foi aprovada ou isenta de submissão por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição a que se vinculam os autores ou, na falta deste, por outro CEP indicado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde. Caso a pesquisa tenha sido submetida e aprovada pelo CEP, é preciso enviar a cópia do documento de aprovação e, quando necessário, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Os pacientes têm direito à privacidade, fato que não deve ser infringido sem um consentimento informado. As informações de identificação pessoal não devem ser publicadas em descrições escritas, fotografias, genealogias e relatos de caso, a menos que a informação seja essencial para propósitos científicos e que o paciente (ou seus pais ou tutores) outorgue um consentimento informado por escrito, autorizando a publicação.

Devem omitir-se detalhes de identificação se não forem essenciais, mas os dados do paciente nunca deverão ser alterados ou falsificados numa tentativa de conseguir o anonimato. O anonimato completo é difícil de conseguir, devendo-se obter o consentimento informado se houver alguma dúvida. Por exemplo, mascarar a região ocular em fotografias de pacientes é uma proteção inadequada para o anonimato.

A RDSP adota as Normas de Vancouver. O manuscrito, incluindo tabelas, ilustrações e referências, deve seguir a versão mais recente desses requisitos.

A RDSP também adota as recomendações do “Comitê de Ética em Publicações” para os aspectos éticos no processo de editoração e publicação de artigos científicos.

Conflitos de interesses devem ser reconhecidos e mencionados pelos autores. Entre essas situações, menciona-se a participação societária nas empresas produtoras das drogas ou de equipamentos citados ou utilizados no trabalho, assim como em concorrentes da mesma. São também consideradas fontes de conflito os auxílios recebidos, as relações de subordinação no trabalho, as consultorias etc.

A submissão do manuscrito à Revista Diálogos em Saúde Pública deve ser feita através da plataforma específica da revista no endereço http://revistadialogos.saude.rn.gov.br, com o texto integral, tabelas, gráficos, figuras, imagens, parecer do CEP e o TCLE, se aplicável, e de acordo com as normas da revista.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação dos manuscritos submetidos à revista Diálogos em Saúde Público, salvo nas seções onde isso é explicitado, é realizado através da revisão por pares (peer review), garantindo o sigilo dos autores e sendo considerado apenas o mérito acadêmico e o escopo de publicação da revista, definido em sua política editorial, como critério nas fases da avaliação.

Todo manuscrito original recebido é submetido à análise técnica prévia para identificar cumprimento das normas de publicação. Os trabalhos não conformes são devolvidos aos autores para adequação e nova submissão.

Os trabalhos aprovados na pré-avaliação são encaminhados ao editor associado que indicará entre um a dois pareceristas, levando em consideração o tema do trabalho e sua expertise, os quais poderão aprovar, recusar e/ou fazer recomendações de alterações aos autores. Se houver necessidade, um terceiro parecerista pode ser selecionado para emitir um parecer, caso dois pareceristas tenham posição divergente quanto ao manuscrito submetido. Os editores podem, excepcionalmente, emitir um parecer, caso haja necessidade de se adequar à política editorial da revista. Cabe aos pareceristas recomendar a aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. No caso de solicitação de reformulação, os autores devem devolver o trabalho revisado dentro do prazo estipulado. Não havendo manifestação dos autores no prazo definido, o trabalho será excluído do sistema.

O Conselho Editorial Científico possui plena autoridade para decidir sobre a aceitação final do trabalho, bem como sobre as alterações efetuadas.

Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois da aprovação final do trabalho. Eventuais sugestões de modificações de estrutura ou de conteúdo por parte da editoria da revista serão previamente acordadas com os autores por meio de comunicação por e-mail.

Ao final do artigo constará informações sobre: data de recebimento, data de aprovação, suporte financeiro, quando houver, e conflito de interesses.

 

PREPARO DO MANUSCRITO

O original deve ser escrito na terceira pessoa do singular com o verbo na voz ativa (ABNT.NBR-6028, 2003, p.2).

O processador de textos utilizado deve ser o Microsoft Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens de 30 mm em ambos os lados, espaço duplo em todas as seções, tamanho do papel A4 (210 x 297mm) e páginas numeradas a partir da introdução.

O preparo do manuscrito deve seguir as Normas Vancouver.

Em caso de dúvida sobre o preparo do manuscrito, sugerimos consultar os respectivos tipos de manuscritos publicados em edições pretéritas da RDSP, exceto o primeiro periódico.

 

PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES SOBRE A REDAÇÃO DE UM MANUSCRITO

 

- ARTIGO ORIGINAL E REVISÃO

  1. Página de título ou folha de rosto

Deve conter: a) título do artigo com até 100 caracteres, exceto títulos de resumos de tese, dissertação e de trabalhos apresentados, alternando letras maiúsculas e minúsculas, em português e inglês; b) título abreviado com até 40 caracteres. Os autores e coautores deverão ser lançados no conjunto de metadados no processo de submissão do artigo.

A designação de autoria deve ser baseada nas deliberações do ICMJE, que considera autor aquele que contribui substancialmente na concepção ou no planejamento do estudo; na obtenção, na análise e/ou interpretação dos dados; assim como na redação e/ou revisão crítica e na aprovação final da versão publicada. Em estudos institucionais (de autoria coletiva) e estudos multicêntricos, os responsáveis devem ter seus nomes especificados e todos considerados autores devem cumprir os critérios acima mencionados; c) agradecimentos: os demais colaboradores, que não se enquadram nos critérios de autoria acima descritos, devem ter seus nomes referidos nesse item especificando o tipo de colaboração. Os autores são responsáveis pela obtenção de autorização escrita das pessoas nomeadas nos agradecimentos, já que se pode inferir que as mesmas concordam com o teor do trabalho; d) declaração de conflito de interesses (escrever “nada a declarar” ou revelar quaisquer conflitos); e) para trabalhos subvencionados, identificar o patrocinador e número de processo (se houver).

 

  1. Resumo e descritores (palavras-chave)

Todos os artigos deverão conter resumos estruturados em português, e inglês, acompanhados dos descritores nos respectivos idiomas. A terminologia para os descritores deve ser denominada no artigo como a seguir: palavras-chave, key words.  Cada resumo deverá conter no mínimo 150 palavras e no máximo 250, e as seções introdução, objetivo(s), metodologia, resultados e conclusão.

Os descritores são palavras fundamentais que auxiliam na indexação dos artigos em bases de dados nacionais e internacionais. Para determinar os descritores, deve-se consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS-LILACS - http://decs.bvs.br) elaborada pela Bireme. Os resumos devem vir acompanhados de no mínimo três e no máximo seis descritores.

No resumo, não devem ser feitas citações de referências, nem se deve incluir abreviaturas, bem como quadros, tabelas ou figuras.

No caso de resumos de trabalhos apresentados em eventos que forem submetidos para publicação na RDSP, caberá aos autores proceder à adequação às normas da revista antes de encaminhá-los, sendo de sua inteira responsabilidade a precisão e correção da linguagem.

  1. Introdução

Deve ser objetiva, com definição clara do problema estudado, destacando sua importância e as lacunas do conhecimento; a revisão de literatura deve ser estritamente pertinente ao assunto tratado no estudo, de modo a proporcionar os antecedentes para a compreensão do conhecimento atual sobre o tema e evidenciar a importância do novo estudo. Deve conter o(s) objetivo(s) do estudo ou a(s) hipótese(s) a ser(em) testada(s).

  1. Método

Deve ser claramente descrito como e por que o estudo foi realizado. O detalhamento de como o estudo foi realizado deve permitir que o leitor possa reproduzir a pesquisa realizada. O método inclui a descrição das técnicas de coleta, seleção, análise e interpretação dos dados.

Se alguma organização foi paga ou contratada para ajudar na condução da pesquisa (como, por exemplo, na coleta ou no gerenciamento dos dados), isso deve ser detalhada na Seção de método.

Descrever o processo de seleção dos sujeitos da pesquisa, os critérios de inclusão e exclusão e a descrição da população-alvo.

Nos estudos quantitativos, os métodos estatísticos devem ser descritos com detalhes suficientes para que o leitor possa julgar sua adequação e conferir os resultados. Definir os termos estatísticos, as abreviações e os símbolos. Se for usado algum pacote de programa estatístico especifique a versão utilizada.

Nos estudos qualitativos, detalhar o processo de análise, síntese e interpretação dos dados.

Quando forem relatados experimentos com seres humanos, indicar se os procedimentos seguidos estiveram de acordo com os padrões éticos do CEP em seres humanos. Não usar os nomes dos pacientes, as iniciais ou os números de registro, especialmente no material ilustrativo. No caso de experimentos envolvendo animais, indicar se foram seguidas as normas das instituições, dos Conselhos Nacionais de Pesquisa ou de alguma lei nacional sobre uso e cuidado com animais de laboratório.

Dessa seção, também faz parte a menção do documento indicando o número de protocolo do CEP da instituição a que se vinculam os autores e que aprovou o estudo realizado.

  1. Resultados

Apresentar os resultados relevantes de acordo com o objetivo do trabalho e registrando primeiro os resultados principais ou os mais importantes. Devem ser descritos somente os resultados encontrados, sem incluir interpretações ou comparações. Fornecer as informações referentes aos desfechos primários e secundários identificados na Seção de métodos.

Apresentar os resultados, as tabelas e as ilustrações em sequência lógica, atentando para que o texto complemente e não repita o que está descrito em tabelas e ilustrações. Restringir  tabelas e ilustrações àquelas necessárias para explicar o argumento do artigo e para sustentá-lo. Usar gráficos como uma alternativa às tabelas com muitas entradas; não duplicar os dados em gráficos e tabelas.

Evitar uso de termos técnicos de estatística, tais como: “random” (que implica uma fonte de aleatorização), “normal”, “significante”, “correlação” e “amostra” de forma não técnica. Definir os termos estatísticos, abreviações e símbolos.

  1. Discussão

Deve conter a interpretação dos autores, comparar os resultados com a literatura, relacionar as observações a outros estudos relevantes, apontar as limitações e potencialidades do estudo, enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo e as conclusões derivadas, incluindo sugestões para pesquisas futuras. A discussão, eventualmente,  pode ser redigida  junto com os resultados se for de preferência do autor, em especial nos estudos qualitativos.

Não repetir em detalhe dados ou outros materiais colocados nas seções de “introdução” ou “resultados”.

  1. Conclusão/Considerações finais

Deve ser fundamentada nos resultados  encontrados  e  vinculada  aos objetivos do estudo. Apresentar destaque aos achados de maior importância. Afirmações não qualificadas e conclusões não apoiadas por completo pelos dados não devem constar nessa seção. Evitar fazer alusão a estudos que não tenham sido concluídos. Estabelecer novas hipóteses, quando estiverem justificadas claramente como tais. Recomendações para a prática, quando apropriadas, poderão ser incluídas, bem como comentários sobre as limitações e implicações para futuras pesquisas.

  1. Referências

As referências devem seguir as diretrizes das Normas de Vancouver.

As referências devem ser verificadas nos documentos originais. Quando se tratar de citação de uma referência citada por outro autor deverá ser utilizado o termo “apud”.

A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Deve-se constar apenas referências relevantes e que realmente foram utilizadas no estudo.

As referências não podem ultrapassar o número de 25 (vinte e cinco), salvo as revisões de literatura, nas quais serão aceitas até 35 (trinta e cinco).

Não devem ser incluídas referências no resumo e na conclusão.

  1. Tabelas

As tabelas são utilizadas para exibir informações de maneira concisa e de fácil visualização. A inclusão de dados ou informações em tabelas, em vez de descritas no texto, tem como finalidade reduzir o tamanho do texto. As tabelas devem seguir das normas da ABNT

  1. Ilustrações (figuras)

As ilustrações devem seguir as normas de Vancouver.

As ilustrações (figuras) poderão ter sua configuração de cor alterada de acordo com a edição da RDSP. As imagens devem ser digitalizadas, não excedendo o tamanho de 20 x 25 cm. As letras, os números e os símbolos devem ser claros e legíveis, de tal forma que suportem reduções necessárias para publicação. Não colocar os títulos e as explicações nas ilustrações e sim nas legendas.

Se forem usadas fotografias de pessoas, os sujeitos não devem ser identificáveis ou suas fotografias devem estar acompanhadas por consentimento escrito para publicação.

As ilustrações devem ser numeradas de acordo com a ordem em que foram citadas no texto.

Se uma ilustração já foi publicada, agradecer à fonte original e enviar a autorização escrita do detentor dos direitos autorais para reproduzir o material. A autorização é requerida, seja do autor ou da companhia editorial, com exceção de documentos de domínio público.

As ilustrações devem ser fornecidas da seguinte forma:

  • Arquivo digital em formato .TIFF, .JPG, .EPS, com resolução mínima de:
  • 300 dpi para fotografias comuns.
  • 600 dpi para fotografias que contenham linhas finas, setas, legendas etc.
  • 200 dpi para desenhos e gráficos.
  1. Nomenclatura

Devem ser observadas, rigidamente, as regras de nomenclatura  biomédica, assim como abreviaturas e convenções adotadas em disciplinas especializadas.

 

CATEGORIA DOS MANUSCRITOS

Artigo de Opinão

Trata-se de opinião qualificada dos autores sobre tema específico em Saúde Pública ou Educação de interesse do SUS. Não necessita de resumos. Deve apresentar a seguinte estrutura: folha de rosto, introdução, desenvolvimento (com subseções, quando for o caso), conclusão e referências. O máximo de laudas é 10 (dez), incluindo folha de rosto, resumos, corpo do manuscrito e referências. Figuras, tabelas e gráficos não devem ultrapassar 2 (duas) e cada uma delas deve ocupar 1 (uma) lauda.

Artigos Originais

São artigos nos quais são informados os resultados obtidos em pesquisas originais de natureza empírica ou experimental, utilizando abordagens quantitativas ou qualitativas. Também são considerados originais as pesquisas de conteúdo histórico e os artigos metodológicos cujo foco seja os processos de coleta, análise e interpretação dos dados. Como estrutura, devem apresentar o formato introdução, método, resultados, discussão e conclusão. O máximo de laudas é 25 (vinte e cinco) para estudos quantitativos e 30 (trinta) para qualitativos, incluindo folha de rosto, resumos, corpo do manuscrito e referências. Figuras, tabelas e gráficos não devem ultrapassar 5 (cinco) e cada uma delas deve ocupar 1 (uma) lauda.

Relatos de Experiencia

São artigos que descrevem experiências inovadoras, com potencial de extrapolação e possibilidades de aplicação em outras realidades, como o desenvolvimento de atividades e ações relacionadas à
capacitação de profissionais, organização e gerenciamento de políticas, programas e serviços, mobilizações e ações vivenciadas junto a (e/ou pela) comunidade, estratégias de intervenção, iniciativas desenvolvidas pelos serviços de saúde, de educação e outros em temáticas de interesse do SUS. Deve conter: folha de rosto, resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento (objetivos, metodologia e análise crítica), considerações finais e referências. O máximo de laudas é 15 (quinze), incluindo folha de rosto, resumos, corpo do manuscrito e referências. Figuras, tabelas e gráficos não devem ultrapassar 4 (quatro) e cada uma delas deve ocupar 1 (uma) lauda. É recomendado que não ultrapassem 10 (dez) referências.

Artigo convidado

São artigos de temática de interesse da RDSP, escritos por autores especialistas e renomados em suas áreas de atuação por convite do Editor Científico. Os artigos podem ser originais ou não, desde que tenham consentimento para publicação pelo autor e pela publicação anterior, nos quais são informados os resultados obtidos em pesquisas ou de natureza empírica ou experimental, utilizando abordagens quantitativas ou qualitativas. Também são consideradas as pesquisas de conteúdo histórico e os artigos metodológicos cujo foco seja os processos de coleta, análise e interpretação dos dados. Como estrutura, devem apresentar o formato introdução, método, resultados, discussão e conclusão. O máximo de laudas é 25 (vinte e cinco) para estudos quantitativos e 30 (trinta) para qualitativos, incluindo folha de rosto, resumos, corpo do manuscrito e referências. Figuras, tabelas e gráficos não devem ultrapassar 5 (cinco) e cada uma delas deve ocupar 1 (uma) lauda. 

Relato de Casos

Relato de Casos ou Série de Casos  é a descrição detalhada e análise crítica de um ou mais casos, típicos ou atípicos, baseado em revisão bibliográfica ampla e atual sobre o tema. Deve conter: folha de rosto, resumo, palavras-chave, introdução, exposição do caso, discussão, conclusão/considerações finais e referências. O máximo de laudas é 15 (quinze), incluindo folha de rosto, resumos, corpo do manuscrito e referências. Figuras, tabelas e gráficos não devem ultrapassar 4 (quatro) e cada uma delas deve ocupar 1 (uma) lauda.

Resenha

Resenha crítica de livro relacionado ao campo temático de interesse da RDSP, publicado nos últimos três anos, ou mais antigos em caso de interesse e relevância histórica, após avaliação do editor. O máximo é de 4 (quatro) laudas, incluindo referências, quando houver.

Resumos de trabalhos Científicos

Trata-se de resumos de dissertações, de teses e de trabalhos científicos com informação sucinta de pesquisas originais. Portanto, deve conter a natureza e os propósitos da pesquisa e a descrição objetiva da metodologia, resultados e conclusões. Sua finalidade é a transmissão da produção científica de jovens pesquisadores. As teses e dissertações devem ter sido defendidas e aprovadas nos últimos três anos e os trabalhos científicos apresentados em eventos científicos nos últimos 24 (vinte e quatro) meses. Devem conter entre 150 e 250 palavras e seguir as normas da revista quanto à elaboração de resumos. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A revista utiliza o software OJS (Open Journal Systems) para avaliação de seus manuscritos. Este sistema prevê o backup de todo conteúdo registrado, que encontra-se armazenado nos servidores da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte.