Resumo
Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia do vírus SARS-CoV-2. No Brasil, o primeiro caso foi registrado em fevereiro de 2020. Na esfera estadual, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte emitiu Nota Técnica n°04/2020 com o objetivo de alertar o perigo iminente. As medidas de enfrentamento da
emergência foram tomadas a partir da publicação do Decreto Estadual n° 29.513 de 13 de março de 2020. Trabalhou-se diuturna e exaustivamente na estruturação dos serviços da rede de atenção à saúde nas oito regiões de saúde. Nessa perspectiva, a Unidade de Gestão de Tecnologia, Sistemas, Informação e Comunicação (UGTSIC) e a Subcoordenadoria
de Informação da Gestão do Trabalho e Educação (SIGTE) assessoraram o desenvolvimento de sistemas de informações para atender o Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus, os quais visavam ao provimento de pessoal, a transparência de informações sobre a covid, à vigilância epidemiológica e à regulação de leitos. Foi o desenvolvimento do sistema de seleção online que permitiu um maior número de inscrições, a impessoalidade do processo seletivo e a avaliação dos candidatos em âmbito residencial. Além disso, o Portal COVID-19 foi criado com o objetivo de
gerenciar novas informações e dados, organizar as ferramentas e demandas em um só local, facilitando o acesso à informação para a gestão, estudiosos e população. Já o RegulaRN consiste num sistema dedicado à regulação de leitos para pacientes com a covid-19, uma vez que é preciso mais eficiência, eficácia e rapidez no seu enfrentamento.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Revista Diálogos em Saúde Pública
