Resumo
O presente estudo objetivou analisar a experiência inicial da construção de política e plano municipais de educação permanente em saúde (EPS). Trata-se de relato de experiência, ocorrida através de Microintervenções (MI I, II, III, IV e V) no período de abril a novembro de 2024, no município de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, que caminharam para o estudo e início da construção de minuta da política e do plano municipais de EPS. Foram potencialidades das MI: adesão dos participantes; conhecimentos prévios consistentes sobre saúde e educação permanente; envolvimento de novos atores a cada MI; estudo reflexivo sobre a Política Potiguar de EPS; compromisso com a continuidade do trabalho; avaliações satisfatórias dos participantes; uso de metodologias ativas. Sobre os desafios: expectativas de manutenção do trabalho e resultados; estimulo à adesão de outros atores; sobrecarga de trabalho dos envolvidos; tensões sobre as demandas urgentes; amplitude das necessidades de EPS. A partir das MI, foi possível executar ações inéditas e sanitaristas em Mossoró referentes à construção da Política e Plano municipais de EPS a partir de Coletivo de EPS, grupo de trabalho intersetorial, metodologias ativas e participativas, articulação de setores, serviços e instituições em torno da temática EPS.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Revista Diálogos em Saúde Pública