Submissions
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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

 

NORMAS DE SUBMISSÃO

A RDSP publica manuscritos inéditos, previamente submetidos à revisão de admissão através da plataforma de publicação OJS/PKP e posterior avaliação de dois a três pareceristas, conforme decisão do Editor Científico, por sistema duplo-cego (revisor e autor).

Esses manuscritos podem ser escritos em português,  podendo ser artigos originais (utilizando método qualitativo, quantitativo ou misto); revisão narrativa, integrativa e sistemática; relato ou série de casos; relato de experiência; artigo de opinião; resenhas; cartas ao editor; entrevistas e debates; obedecendo às normas estabelecidas nas Instruções para Autores.

O autor deve se cadastrar na plataforma de publicação OJS/PKP da revista como autor, por onde será submetido o manuscrito, e enviar, quando necessário, o parecer consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Não há limite para submissão de manuscritos de um mesmo autor, podendo esses, se aprovados, serem publicados em edições distintas.

A publicação dos textos está sujeita à revisão de admissão e avaliação por sistema duplo-cego, por parecerista ao qual se reserva o direito de sugerir modificações ao autor ou recusar o manuscrito.

O número de autores para artigo original, revisões, relato e série de casos e relato de experiência não deve exceder a 6 (seis), sendo que, para resenha, artigo de opinião e cartas ao editor, o número de autores não deve ser maior que 2 (dois).

As normas de submissão e publicação estão detalhadas nas Instruções para Autores que acompanham e passam a integrar o presente Regimento.

 

DIRETRIZES ÉTICAS

A RDSP zela pela transparência e idoneidade na condução dos processos de editoração científica e observa as condutas éticas dispostas nos regulamentos do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE) e do Committee on Publications Ethics (COPE).

Os autores dos artigos científicos são responsáveis pela adequação dos seus trabalhos aos princípios da ética científica, sob risco de sanções a serem aplicadas pelo Editor Científico e equipe editorial, entre elas, a suspensão de publicação do manuscrito em qualquer etapa do processo editorial, caso comprovada a infração a tais princípios.

Os Membros do Conselho Editorial Científico, Consultores Ad Hoc e Editores-Adjuntos, que atuarem em qualquer etapa da avaliação de artigos submetidos, não deverão apresentar conflitos de interesses relacionados à pesquisa ou aos financiadores da pesquisa que originou o artigo avaliado.

Em caso de pesquisas conduzidas em seres humanos ou animais que necessitem de aprovação de Comitês de Ética em Pesquisa, o autor deverá apresentar, no momento da submissão do manuscrito, a comprovação da aprovação em questão.

A RDSP poderá acessar sistemas ou serviços de controle de plágio e os Consultores Ad Hoc deverão apontar aos editores da revista quaisquer suspeitas de plágio, duplicidade, ou uso inadequado ou indevido de artifícios para condução das pesquisas empíricas ou para a organização dos textos teóricos dos artigos científicos avaliados.

 

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

Não são cobradas quaisquer taxas ou encargos para o processamento ou a publicação do manuscrito na revista. A revisão gramatical e a análise por profissional de estatística quando necessária, deverão ser atestadas por escrito pelos profissionais que as realizaram e serão de responsabilidade do autor.

Os manuscritos deverão ser inéditos e serão destinados exclusivamente à RDSP, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico. Os conceitos e as opiniões expressos nos artigos, bem como a exatidão e a procedência das citações, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

Os manuscritos publicados passarão a ser de propriedade da RDSP, sendo vedada tanto sua reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, como sua tradução para publicação em outros idiomas, sem prévia autorização.

Os artigos aceitos para publicação poderão ser modificados para se adequarem ao estilo editorial-gráfico da revista, sem que, entretanto, nada de seu conteúdo técnico-científico seja alterado.

No caso de o manuscrito incluir tabelas e ilustrações previamente publicadas por outros autores e em outros veículos, é dever do autor fornecer comprovante de autorização de reprodução, assinado pelos detentores dos seus direitos autorais.

Os leitores de periódicos biomédicos merecem ter a confiança da originalidade do que estão lendo, a menos que exista uma declaração clara de que o artigo está sendo republicado por escolha do autor e do editor (como pode acontecer com textos históricos ou referenciais). Quando o manuscrito submetido já foi em grande parte publicado em outra revista ou está parcialmente contido ou estreitamente relacionado com outro manuscrito submetido ou aceito para publicação em outra revista, o(s) autor(es) deve(m) deixar isso claro, na carta de submissão, bem como fornecer uma cópia do referido material para análise do editor.

Quando parte do material do manuscrito já tiver sido apresentada em uma comunicação preliminar, em simpósio, congresso etc., esse fato deve ser citado como nota de rodapé na página de título, e uma cópia do texto da apresentação deve acompanhar a submissão do manuscrito.

Na submissão de manuscritos ou resumos resultados de pesquisa, é obrigatória a inclusão de declaração de que a pesquisa foi aprovada ou isenta de submissão por um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição a que se vinculam os autores ou, na falta deste, por outro CEP indicado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde. Caso a pesquisa tenha sido submetida e aprovada pelo CEP, é preciso enviar a cópia do documento de aprovação e, quando necessário, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Os pacientes têm direito à privacidade, fato que não deve ser infringido sem um consentimento informado. As informações de identificação pessoal não devem ser publicadas em descrições escritas, fotografias, genealogias e relatos de caso, a menos que a informação seja essencial para propósitos científicos e que o paciente (ou seus pais ou tutores) outorgue um consentimento informado por escrito, autorizando a publicação.

Devem omitir-se detalhes de identificação se não forem essenciais, mas os dados do paciente nunca deverão ser alterados ou falsificados numa tentativa de conseguir o anonimato. O anonimato completo é difícil de conseguir, devendo-se obter o consentimento informado se houver alguma dúvida. Por exemplo, mascarar a região ocular em fotografias de pacientes é uma proteção inadequada para o anonimato.

A RDSP adota as Normas de Vancouver. O manuscrito, incluindo tabelas, ilustrações e referências, deve seguir a versão mais recente desses requisitos.

A RDSP também adota as recomendações do “Comitê de Ética em Publicações” para os aspectos éticos no processo de editoração e publicação de artigos científicos.

Conflitos de interesses devem ser reconhecidos e mencionados pelos autores. Entre essas situações, menciona-se a participação societária nas empresas produtoras das drogas ou de equipamentos citados ou utilizados no trabalho, assim como em concorrentes da mesma. São também consideradas fontes de conflito os auxílios recebidos, as relações de subordinação no trabalho, as consultorias etc.

A submissão do manuscrito à Revista Diálogos em Saúde Pública deve ser feita através da plataforma específica da revista no endereço http://revistadialogos.saude.rn.gov.br, com o texto integral, tabelas, gráficos, figuras, imagens, parecer do CEP e o TCLE, se aplicável, e de acordo com as normas da revista.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação dos manuscritos submetidos à revista Diálogos em Saúde Público, salvo nas seções onde isso é explicitado, é realizado através da revisão por pares (peer review), garantindo o sigilo dos autores e sendo considerado apenas o mérito acadêmico e o escopo de publicação da revista, definido em sua política editorial, como critério nas fases da avaliação.

Todo manuscrito original recebido é submetido à análise técnica prévia para identificar cumprimento das normas de publicação. Os trabalhos não conformes são devolvidos aos autores para adequação e nova submissão.

Os trabalhos aprovados na pré-avaliação são encaminhados ao editor associado que indicará entre um a dois pareceristas, levando em consideração o tema do trabalho e sua expertise, os quais poderão aprovar, recusar e/ou fazer recomendações de alterações aos autores. Se houver necessidade, um terceiro parecerista pode ser selecionado para emitir um parecer, caso dois pareceristas tenham posição divergente quanto ao manuscrito submetido. Os editores podem, excepcionalmente, emitir um parecer, caso haja necessidade de se adequar à política editorial da revista. Cabe aos pareceristas recomendar a aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. No caso de solicitação de reformulação, os autores devem devolver o trabalho revisado dentro do prazo estipulado. Não havendo manifestação dos autores no prazo definido, o trabalho será excluído do sistema.

O Conselho Editorial Científico possui plena autoridade para decidir sobre a aceitação final do trabalho, bem como sobre as alterações efetuadas.

Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois da aprovação final do trabalho. Eventuais sugestões de modificações de estrutura ou de conteúdo por parte da editoria da revista serão previamente acordadas com os autores por meio de comunicação por e-mail.

Ao final do artigo constará informações sobre: data de recebimento, data de aprovação, suporte financeiro, quando houver, e conflito de interesses.

 

PREPARO DO MANUSCRITO

O original deve ser escrito na terceira pessoa do singular com o verbo na voz ativa (ABNT.NBR-6028, 2003, p.2).

O processador de textos utilizado deve ser o Microsoft Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens de 30 mm em ambos os lados, espaço duplo em todas as seções, tamanho do papel A4 (210 x 297mm) e páginas numeradas a partir da introdução.

O preparo do manuscrito deve seguir as Normas Vancouver.

Em caso de dúvida sobre o preparo do manuscrito, sugerimos consultar os respectivos tipos de manuscritos publicados em edições pretéritas da RDSP, exceto o primeiro periódico.

 

PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES SOBRE A REDAÇÃO DE UM MANUSCRITO

 

- ARTIGO ORIGINAL E REVISÃO

  1. Página de título ou folha de rosto

Deve conter: a) título do artigo com até 100 caracteres, exceto títulos de resumos de tese, dissertação e de trabalhos apresentados, alternando letras maiúsculas e minúsculas, em português e inglês; b) título abreviado com até 40 caracteres. Os autores e coautores deverão ser lançados no conjunto de metadados no processo de submissão do artigo.

A designação de autoria deve ser baseada nas deliberações do ICMJE, que considera autor aquele que contribui substancialmente na concepção ou no planejamento do estudo; na obtenção, na análise e/ou interpretação dos dados; assim como na redação e/ou revisão crítica e na aprovação final da versão publicada. Em estudos institucionais (de autoria coletiva) e estudos multicêntricos, os responsáveis devem ter seus nomes especificados e todos considerados autores devem cumprir os critérios acima mencionados; c) agradecimentos: os demais colaboradores, que não se enquadram nos critérios de autoria acima descritos, devem ter seus nomes referidos nesse item especificando o tipo de colaboração. Os autores são responsáveis pela obtenção de autorização escrita das pessoas nomeadas nos agradecimentos, já que se pode inferir que as mesmas concordam com o teor do trabalho; d) declaração de conflito de interesses (escrever “nada a declarar” ou revelar quaisquer conflitos); e) para trabalhos subvencionados, identificar o patrocinador e número de processo (se houver).

 

  1. Resumo e descritores (palavras-chave)

Todos os artigos deverão conter resumos estruturados em português, e inglês, acompanhados dos descritores nos respectivos idiomas. A terminologia para os descritores deve ser denominada no artigo como a seguir: palavras-chave, key words.  Cada resumo deverá conter no mínimo 150 palavras e no máximo 250, e as seções introdução, objetivo(s), metodologia, resultados e conclusão.

Os descritores são palavras fundamentais que auxiliam na indexação dos artigos em bases de dados nacionais e internacionais. Para determinar os descritores, deve-se consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS-LILACS - http://decs.bvs.br) elaborada pela Bireme. Os resumos devem vir acompanhados de no mínimo três e no máximo seis descritores.

No resumo, não devem ser feitas citações de referências, nem se deve incluir abreviaturas, bem como quadros, tabelas ou figuras.

No caso de resumos de trabalhos apresentados em eventos que forem submetidos para publicação na RDSP, caberá aos autores proceder à adequação às normas da revista antes de encaminhá-los, sendo de sua inteira responsabilidade a precisão e correção da linguagem.

  1. Introdução

Deve ser objetiva, com definição clara do problema estudado, destacando sua importância e as lacunas do conhecimento; a revisão de literatura deve ser estritamente pertinente ao assunto tratado no estudo, de modo a proporcionar os antecedentes para a compreensão do conhecimento atual sobre o tema e evidenciar a importância do novo estudo. Deve conter o(s) objetivo(s) do estudo ou a(s) hipótese(s) a ser(em) testada(s).

  1. Método

Deve ser claramente descrito como e por que o estudo foi realizado. O detalhamento de como o estudo foi realizado deve permitir que o leitor possa reproduzir a pesquisa realizada. O método inclui a descrição das técnicas de coleta, seleção, análise e interpretação dos dados.

Se alguma organização foi paga ou contratada para ajudar na condução da pesquisa (como, por exemplo, na coleta ou no gerenciamento dos dados), isso deve ser detalhada na Seção de método.

Descrever o processo de seleção dos sujeitos da pesquisa, os critérios de inclusão e exclusão e a descrição da população-alvo.

Nos estudos quantitativos, os métodos estatísticos devem ser descritos com detalhes suficientes para que o leitor possa julgar sua adequação e conferir os resultados. Definir os termos estatísticos, as abreviações e os símbolos. Se for usado algum pacote de programa estatístico especifique a versão utilizada.

Nos estudos qualitativos, detalhar o processo de análise, síntese e interpretação dos dados.

Quando forem relatados experimentos com seres humanos, indicar se os procedimentos seguidos estiveram de acordo com os padrões éticos do CEP em seres humanos. Não usar os nomes dos pacientes, as iniciais ou os números de registro, especialmente no material ilustrativo. No caso de experimentos envolvendo animais, indicar se foram seguidas as normas das instituições, dos Conselhos Nacionais de Pesquisa ou de alguma lei nacional sobre uso e cuidado com animais de laboratório.

Dessa seção, também faz parte a menção do documento indicando o número de protocolo do CEP da instituição a que se vinculam os autores e que aprovou o estudo realizado.

  1. Resultados

Apresentar os resultados relevantes de acordo com o objetivo do trabalho e registrando primeiro os resultados principais ou os mais importantes. Devem ser descritos somente os resultados encontrados, sem incluir interpretações ou comparações. Fornecer as informações referentes aos desfechos primários e secundários identificados na Seção de métodos.

Apresentar os resultados, as tabelas e as ilustrações em sequência lógica, atentando para que o texto complemente e não repita o que está descrito em tabelas e ilustrações. Restringir  tabelas e ilustrações àquelas necessárias para explicar o argumento do artigo e para sustentá-lo. Usar gráficos como uma alternativa às tabelas com muitas entradas; não duplicar os dados em gráficos e tabelas.

Evitar uso de termos técnicos de estatística, tais como: “random” (que implica uma fonte de aleatorização), “normal”, “significante”, “correlação” e “amostra” de forma não técnica. Definir os termos estatísticos, abreviações e símbolos.

  1. Discussão

Deve conter a interpretação dos autores, comparar os resultados com a literatura, relacionar as observações a outros estudos relevantes, apontar as limitações e potencialidades do estudo, enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo e as conclusões derivadas, incluindo sugestões para pesquisas futuras. A discussão, eventualmente,  pode ser redigida  junto com os resultados se for de preferência do autor, em especial nos estudos qualitativos.

Não repetir em detalhe dados ou outros materiais colocados nas seções de “introdução” ou “resultados”.

  1. Conclusão/Considerações finais

Deve ser fundamentada nos resultados  encontrados  e  vinculada  aos objetivos do estudo. Apresentar destaque aos achados de maior importância. Afirmações não qualificadas e conclusões não apoiadas por completo pelos dados não devem constar nessa seção. Evitar fazer alusão a estudos que não tenham sido concluídos. Estabelecer novas hipóteses, quando estiverem justificadas claramente como tais. Recomendações para a prática, quando apropriadas, poderão ser incluídas, bem como comentários sobre as limitações e implicações para futuras pesquisas.

  1. Referências

As referências devem seguir as diretrizes das Normas de Vancouver.

As referências devem ser verificadas nos documentos originais. Quando se tratar de citação de uma referência citada por outro autor deverá ser utilizado o termo “apud”.

A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Deve-se constar apenas referências relevantes e que realmente foram utilizadas no estudo.

As referências não podem ultrapassar o número de 25 (vinte e cinco), salvo as revisões de literatura, nas quais serão aceitas até 35 (trinta e cinco).

Não devem ser incluídas referências no resumo e na conclusão.

  1. Tabelas

As tabelas são utilizadas para exibir informações de maneira concisa e de fácil visualização. A inclusão de dados ou informações em tabelas, em vez de descritas no texto, tem como finalidade reduzir o tamanho do texto. As tabelas devem seguir das normas da ABNT

  1. Ilustrações (figuras)

As ilustrações devem seguir as normas de Vancouver.

As ilustrações (figuras) poderão ter sua configuração de cor alterada de acordo com a edição da RDSP. As imagens devem ser digitalizadas, não excedendo o tamanho de 20 x 25 cm. As letras, os números e os símbolos devem ser claros e legíveis, de tal forma que suportem reduções necessárias para publicação. Não colocar os títulos e as explicações nas ilustrações e sim nas legendas.

Se forem usadas fotografias de pessoas, os sujeitos não devem ser identificáveis ou suas fotografias devem estar acompanhadas por consentimento escrito para publicação.

As ilustrações devem ser numeradas de acordo com a ordem em que foram citadas no texto.

Se uma ilustração já foi publicada, agradecer à fonte original e enviar a autorização escrita do detentor dos direitos autorais para reproduzir o material. A autorização é requerida, seja do autor ou da companhia editorial, com exceção de documentos de domínio público.

As ilustrações devem ser fornecidas da seguinte forma:

  • Arquivo digital em formato .TIFF, .JPG, .EPS, com resolução mínima de:
  • 300 dpi para fotografias comuns.
  • 600 dpi para fotografias que contenham linhas finas, setas, legendas etc.
  • 200 dpi para desenhos e gráficos.
  1. Nomenclatura

Devem ser observadas, rigidamente, as regras de nomenclatura  biomédica, assim como abreviaturas e convenções adotadas em disciplinas especializadas.

 

CATEGORIA DOS MANUSCRITOS

Opinion article

It is a qualified opinion of the authors on a specific topic in Public Health or Education of interest to the SUS. No summaries required. It should have the following structure: title page, introduction, development (with subsections, when applicable), conclusion and references. The maximum number of pages is 10 (ten), including title page, abstracts, body of the manuscript and references. Figures, tables and graphs must not exceed 2 (two) and each of them must occupy 1 (one) page.

original articles

These are articles in which the results obtained in original research of an empirical or experimental nature, using quantitative or qualitative approaches, are reported. Researches with historical content and methodological articles whose focus is on data collection, analysis and interpretation processes are also considered original. As a structure, they should present the format introduction, method, results, discussion and conclusion. The maximum number of pages is 25 (twenty-five) for quantitative studies and 30 (thirty) for qualitative studies, including title page, abstracts, body of the manuscript and references. Figures, tables and graphs should not exceed 5 (five) and each one of them should occupy 1 (one) page.

Experience Reports

These are articles that describe innovative experiences, with potential for extrapolation and possibilities of application in other realities, such as the development of activities and actions related to
training of professionals, organization and management of policies, programs and services, mobilizations and actions experienced with (and/or by) the community, intervention strategies, initiatives developed by health services, education and others on topics of interest to the SUS. It should contain: title page, abstract, keywords, introduction, development (objectives, methodology and critical analysis), final considerations and references. The maximum number of pages is 15 (fifteen), including the title page, abstracts, body of the manuscript and references. Figures, tables and graphs should not exceed 4 (four) and each one of them should occupy 1 (one) page. It is recommended that they do not exceed 10 (ten) references.

Guest article

They are articles on topics of interest to RDSP, written by specialist and renowned authors in their areas of activity, by invitation of the Scientific Editor. Articles can be original or not, as long as they have consent for publication by the author and by the previous publication, in which the results obtained in research or empirical or experimental nature are informed, using quantitative or qualitative approaches. Historical content research and methodological articles whose focus is on data collection, analysis and interpretation processes are also considered. As a structure, they should present the format introduction, method, results, discussion and conclusion. The maximum number of pages is 25 (twenty-five) for quantitative studies and 30 (thirty) for qualitative studies, including title page, abstracts, body of the manuscript and references. Figures, tables and graphs should not exceed 5 (five) and each one of them should occupy 1 (one) page.

Case Report

Case Report or Case Series  is the detailed description and critical analysis of one or more cases, typical or atypical, based on a broad and current bibliographic review on the subject. It should contain: cover page, abstract, keywords, introduction, case presentation, discussion, conclusion/final considerations and references. The maximum number of pages is 15 (fifteen), including the title page, abstracts, body of the manuscript and references. Figures, tables and graphs should not exceed 4 (four) and each one of them should occupy 1 (one) page.

Review

Critical review of a book related to the thematic field of interest to RDSP, published in the last three years, or older in case of interest and historical relevance, after evaluation by the editor. The maximum is 4 (four) pages, including references, if any.

Abstracts of scientific works

These are summaries of dissertations, theses and scientific papers with brief information on original research. Therefore, it must contain the nature and purposes of the research and an objective description of the methodology, results and conclusions. Its purpose is to transmit the scientific production of young researchers. The theses and dissertations must have been defended and approved in the last three years and the scientific works presented in scientific events in the last 24 (twenty-four) months. They must contain between 150 and 250 words and follow the journal's rules regarding the preparation of abstracts.

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