A II Mostra Potiguar de Experiências em Promoção da Saúde foi realizada durante o III Seminário Estadual de Promoção à Saúde: Equidade, Intersetorialidade e Participação Social na Perspectiva da Transformação dos Territórios, realizado no período de 12 a 14 de novembro de 2025, no Praia Mar Hotel, localizado no bairro de Ponta Negra, em Natal/RN.
O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), por meio da Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde (DPIPS), com o propósito fomentar reflexões e debates sobre conceitos e práticas relacionados à saúde, com ênfase na equidade, na intersetorialidade e na participação social nos territórios, considerando suas múltiplas inter-relações.
Partindo do reconhecimento da cidade como espaço geopolítico e cultural, onde se manifestam os
determinantes sociais da saúde, o Seminário reafirmou a centralidade desses elementos para a efetivação do direito à saúde e para a indução de processos transformadores nos territórios.
A II Mostra Potiguar de Experiências em Promoção da Saúde teve como objetivo conhecer, divulgar e dar visibilidade às experiências desenvolvidas no âmbito da implementação de ações de promoção da saúde, equidade, intersetorialidade e participação social, na perspectiva da transformação dos territórios. Buscou-se, ainda, estimular o intercâmbio científico, fortalecer redes de colaboração e incentivar a produção de conhecimento crítico, comprometido com a melhoria das condições de saúde da população do Rio Grande do Norte.
As experiências selecionadas para a Mostra foram apresentadas nas modalidades de comunicação oral e banner, organizadas a partir dos seguintes eixos temáticos:
• Eixo 1: Processos de Gestão e Planejamento da Promoção da Saúde – o processo de organização e as
práticas de promoção da saúde e equidade nos territórios;
• Eixo 2: A Intersetorialidade no Desenvolvimento de Ações de Promoção da Saúde e Equidade nos
Territórios;
• Eixo 3: Organização, Desenvolvimento e Implementação de Ações de Promoção da Equidade em Saúde e Educação Popular nos Territórios.
Ao final do evento, os melhores trabalhos apresentados, em ambas as modalidades, foram premiados, como forma de reconhecimento às iniciativas que se destacaram pela relevância, inovação e potencial de impacto na promoção da saúde e na transformação dos territórios.
Assim, estes Anais consolidam-se como um registro histórico e técnico-científico do evento, contribuindo para a disseminação de saberes, o fortalecimento das políticas públicas de promoção da saúde e o estímulo à construção coletiva de práticas orientadas pela equidade, pela participação social e pela intersetorialidade.
Por fim, a Comissão agradece a todos os participantes pelas contribuições que asseguraram a qualidade e o êxito do evento, especialmente à Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESP/RN), pelo apoio institucional fundamental à realização da II Mostra Potiguar de Experiências em Promoção da Saúde e do III Seminário Estadual de Promoção à Saúde.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Amanda Ferreira da Silva Azevedo; Ana Carla Macedo do Nascimento; Manuella Brandão;
Glaucia Lavinea Oliveira Xavier; Maria de Lima Alves; Ranielly Santos; Giuliano Silva
Pessoa; Marília Souto; Maura Sobreira