Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Tutorial para submissão ao II Seminário Estadual de Promoção da Saúde

 

CATEGORIA DOS MANUSCRITOS

São considerados para publicação os seguintes tipos de manuscritos:

Resumos Simples - trata-se da informação sucinta de pesquisas ou relatos de experiência. Portanto, deve conter a natureza e os propósitos da pesquisa ou relato de experiência e a descrição objetiva do desenvolvimento/metodologia, resultados e discussão; conclusões/considerações finais. Devem conter entre 250 e 500 palavras e seguir as normas da revista quanto à elaboração de resumos.

Resumos Expandido - trata-se da informação sucinta de pesquisas ou relatos de experiência. Portanto, deve conter a natureza e os propósitos da pesquisa ou relato e a descrição objetiva do desenvolvimento/ metodologia, resultados e discussão; conclusões/considerações finais.  Devem conter entre 1.000 e 1.200 palavras e seguir as normas da revista quanto à elaboração de resumos.

PREPARO DO MANUSCRITO

O original deve ser escrito na terceira pessoa do singular com o verbo na voz ativa. 

O processador de textos utilizado deve ser o Microsoft Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens de 30 mm em ambos os lados, espaço simples em todas as seções, tamanho do papel A4 (210 x 297mm) e páginas numeradas a partir da introdução.

 

PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES SOBRE A REDAÇÃO DE UM MANUSCRITO

 

RESUMOS SIMPLES E EXPANDIDOS

 

Todos os resumos deverão apresentar o formato estruturado, redigidos em português, acompanhados dos descritores nos respectivos idiomas. A terminologia para os descritores deve ser denominada no resumo como palavras-chave, key words.

Os descritores são palavras que auxiliam na indexação dos artigos em bases de dados nacionais e internacionais. Para escolher os descritores, deve-se consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde elaborada pela Bireme (DeCS-LILACS - http://decs.bvs.br). São exigidos no mínimo 3 (três) e no máximo 6 (seis) descritores.

Cada resumo deverá conter no mínimo 250 palavras e no máximo 500, para resumos simples, e mínimo de 1.000 e máximo de 1.200 palavras, para resumos expandidos, e as seções introdução e  objetivo(s); desenvolvimento/método, resultados e discussão; conclusão/considerações finais.

No resumo, não devem ser feitas citações de referências, nem incluir abreviaturas, quadros, tabelas ou figuras.

Indicar para cada autor, em nota de rodapé, a categoria profissional, o mais alto grau acadêmico, o(s) nome(s) do(s) departamento(s) e instituição(ões) a que o autor está filiado, endereço eletrônico, cidade, estado e país.

Identificar nome, endereço completo e telefone do autor responsável pela correspondência sobre o artigo.

Os títulos dos resumos devem ser redigidos em português.

 

RESUMO DOS REQUISITOS TÉCNICOS PARA SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS

 

Antes de submeter o manuscrito pela plataforma de publicação (https://revistadialogos.saude.rn.gov.br/index.php/anais/index), confira se as Instruções para Autores disponíveis em https://revistadialogos.saude.rn.gov.br/index.php/anais/about/submissions  foram seguidas e verifique o atendimento dos itens listados a seguir:

  • Submeter o arquivo integral do manuscrito em formato DOCX ou DOC, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Usar espaço simples em todas as partes do documento.
  • Revisar a sequência: título; descritores; introdução; desenvolvimento/métodos, resultados, discussão; conclusão/considerações finais.
  • De três a seis palavras-chave e respectivas key words.
  • Caso o manuscrito tenha mais do que um autor, cada um deles deverá constar nos metadados com os respectivos e-mails.
  • Incluir o nome do evento científico a que está sendo submetido.

SEÇÕES PARA PUBLICAÇÃO ATIVAS

Tema 1: Processos de Gestão e Planejamento da Promoção da Saúde – O processo de Organização e práticas da Promoção da Saúde e Equidade nos Territórios

Trabalhos para o II SEMINÁRIO ESTADUAL DE PROMOÇÃO À SAÚDE NORTE-RIO-GRANDENSE sobre:

Experiências de organização da implantação/implementação da agenda estratégica local de Promoção à Saúde e Equidade, com foco na aderência aos princípios e diretrizes estabelecidos na Política Estadual de Promoção da Saúde do Rio Grande do Norte. Os trabalhos devem fornecer detalhes sobre as estratégias utilizadas para planejar e executar ações de promoção da saúde em nível local, destacando os processos de envolvimento da comunidade, parcerias interinstitucionais e alocação de recursos.

Tema 2: A Intersetorialidade no Desenvolvimento de Ações de Promoção da Saúde e Equidade nos Territórios

Trabalhos para o II SEMINÁRIO ESTADUAL DE PROMOÇÃO À SAÚDE NORTE-RIO-GRANDENSE sobre:

Experiências que demonstrem ações que contribuam para a operacionalização das agendas locais de Promoção da Saúde, com ênfase na intersetorialidade, abordando temas como Cultura de Paz, Ambientes Saudáveis, Hábitos Saudáveis, Equidade e Inclusão Social, Programa Saúde na Escola, e Programa Vida no Trânsito. Envolve a organização, desenvolvimento e monitoramento de seus resultados.

Tema 3: Organização e implementação das ações de Promoção da Equidade em Saúde nos Territórios

Trabalhos para o II SEMINÁRIO ESTADUAL DE PROMOÇÃO À SAÚDE NORTE-RIO-GRANDENSE sobre:

Experiências que demonstrem ações que contribuam para a operacionalização das agendas locais de Promoção à Saúde com foco na promoção da equidade em saúde. Isso inclui ações de saúde integral para populações em situação de rua, LGBTQIAP+, negra, quilombola, povos indígenas, povos de matriz africana, comunidades de terreiro, ciganos, pescadores artesanais, extrativistas, caiçaras, benzedeiros, raizeiros, ribeirinhos, marisqueiras, mulheres parteiras, e populações migrantes, refugiadas e apátridas, bem como outros povos e comunidade tradicionais. Envolve a organização, planejamento, desenvolvimento e monitoramento de seus resultados.

Tema 4: Organização e desenvolvimento das ações de promoção da saúde e a educação popular

Trabalhos para o II SEMINÁRIO ESTADUAL DE PROMOÇÃO À SAÚDE NORTE-RIO-GRANDENSE sobre:

Experiências que demonstram a implementação de ações voltadas para a operacionalização das agendas locais de Promoção da Saúde, que abordem a educação popular em saúde e as expressões artísticas que são utilizadas como ferramentas mediadoras para engajar e empoderar as comunidades locais na promoção da saúde, incentivando a adoção de práticas saudáveis e contribuindo para participação social e a redução das desigualdades em saúde.

Resumos expandidos do PPgGIS

Publicação de artigos dos alunos Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Saúde - PPgGIS UFRN

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.