Resgate do grupo de cuidado às pessoas com diabetes em uso de insulina após a pandemia do covid-19
PDF

Palavras-chave

Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Diabetes Mellitus

Resumo

INTRODUÇÃO: Os grupos de educação em saúde se configuram como ferramentas na promoção da saúde e prevenção de doenças, uma vez que fomentam a construção coletiva de novos conhecimentos, conduzindo a uma prática consciente de comportamentos que ampliam a tomada de decisões para uma vida saudável. A pandemia do COVID-19 ocasionou o interrompimento da realização dos grupos impactando diretamente nas condições de vida dos pacientes que compunham os grupos. OBJETIVO: Relatar o planejamento do resgate de um grupo de educação em saúde voltado para pacientes diabéticos que fazem uso de insulina. DESENVOLVIMENTO: Houve mudança nas normas sanitárias pós-pandemia, assim, buscando cumpri-las os profissionais da Atenção Primária à Saúde experenciaram um desafio para a retomada do grupo de insulinodependentes. Ao realizar o levantamento do público-alvo, estimou-se um cenário de 1.400, aproximadamente, que são portadores de Diabetes, o que equivale a 10% da população adstrita da equipe. A retomada do grupo foi pensada para que o grupo tivesse como público-alvo os insulinodependentes e seus cuidadores. Ficou decidido que seriam reuniões mensais com duração de uma hora no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS), em que a cada reunião uma equipe diferente fosse condutora. Para a realização da busca ativa do público-alvo, esses foram convidados durante a visita domiciliar dos Agentes Comunitários de Saúde, no cotidiano da UBS e por divulgação em redes sociais. RESULTADOS: O planejamento para retomada do grupo começou a ocorrer em outubro de 2022, após a autorização e estímulo à prática de atividades coletivas pela secretaria de saúde municipal e estímulos por parte do projeto FortaleceRAS. Cada equipe ficou livre para planejar a metodologia que seria utilizada a cada encontro. Em geral, são realizadas rodas de conversa, simulações, apresentação de vídeos e imagens, dentre outras metodologias ativas. No dia do encontro a equipe busca discutir um tema sugerido pelos pacientes na reunião anterior. Dentre os temas que já foram discutidos estão: Preparo, administração e armazenamento da insulina; Tipos de diabetes; Importância do controle glicêmico; Sinais e sintomas de hipoglicemia e hiperglicemia; Autocuidado com os pés e alimentação saudável para quem vive com diabetes. Um dos desafios foi o receio do retorno de atividades coletivas por parte da população, especialmente, tratando-se de pessoas que são grupo de risco para COVID-19. CONTRIBUIÇÕES PARA O SUS E PARA A POPULAÇÃO: A retomada do grupo para insulinodependentes fortalece a ideia de que o grupo se faz tão importante quanto os atendimentos individuais. Tendo em vista que é a tentativa de quebrar o paradigma de verticalização do saber profissional-paciente fazendo com que as orientações possam ser mais aproveitadas se expostas de maneira geral e problematizadora. Uma vez que estimulam a discussão do quanto cada sujeito conhece e compreende a sua própria patologia e as informações e se conseguem ou não as vivenciar no seu dia a dia, tornando-os autores do próprio cuidado.

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Revista Diálogos em Saúde Pública