Abstract
Introdução: A Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres – PEAISM/RN foi construída de forma intersetorial e com a participação ativa das mulheres do Rio Grande do Norte e lançada em 2023, com o intuito de nortear as ações dos municípios na atenção integral à saúde das mulheres, fortalecendo as políticas de prevenção, promoção e vigilância em saúde em todos os ciclos de vida e diversos segmentos populacionais, na perspectiva do cuidado integral, humanizado e da garantia de direitos. Para a implementação da PEAISM/RN é necessário a mobilização de gestores e trabalhadores da saúde do SUS em nível estadual e municipal, em articulação com o ente federal, buscando desenvolver ações consoantes aos objetivos propostos e implementar as estratégias prioritárias, considerando suas competências e responsabilidades específicas.
Objetivo: Promover a ampla divulgação da política e seus objetivos e estratégias de ação, bem como fomentar a elaboração dos planos de ação regionais, priorizando o planejamento e execução das ações de saúde da mulher de acordo com as necessidades locais.
Metodologia: As oficinas regionais foram organizadas a partir de um plano de ação que contemplou a apresentação aos gestores na Comissão Intergestores Regional (CIR), bem como a articulação com as referências técnicas da saúde da mulher nas regionais de saúde. A partir do resgate das propostas apresentadas pelos movimentos de mulheres nas Cirandas Regionais, as quais foram enviadas previamente aos participantes, as equipes municipais compostas por profissionais da assistência e gestão da Vigilância e Atenção à Saúde, Regionais de Saúde e representantes do Conselho Estadual de Saúde, são estimuladas a discutir os principais problemas a partir dos indicadores de saúde, passando a construir um Plano de Ação para o fortalecimento do cuidado integral à saúde das mulheres, a partir dos objetivos e estratégias da política, na perspectiva do cuidado em redes de atenção regionalizadas. Os profissionais se dividiram em grupos a fim de discutir e avaliar as propostas e, baseados nos objetivos da política, elegeram ações prioritárias para qualificar a atenção à saúde das mulheres da região. As ações foram inseridas em planilhas e, em seguida, cada grupo apresenta as propostas para conhecimento de todos e pactuação dos encaminhamentos, dentre os quais a criação de um grupo de trabalho para consolidar as ações e elaborar o plano de ação regional, a ser pactuado posteriormente na Comissão Intergestores Regional - CIR.
Resultados e Discussão: Foram realizadas oficinas na 5ª e 7ª Região de Saúde com a identificação das demandas prioritárias da saúde da mulher nos municípios e região, proporcionando o delineamento das ações efetivas que irão estruturar o plano de ação regional a ser pactuado na CIR.
Conclusão: A realização das oficinas regionais da PEAISM vem colaborar para priorizar ações estratégicas a partir de demandas locais, a fim de promover o fortalecimento da rede de atenção, promovendo melhorias no cuidado integral à saúde das mulheres, contribuindo assim para a redução da morbimortalidade das mulheres do RN.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Encontros e Ações