PROSA ADOLESCENTE
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Adolescentes
promoção da saúde
Dialogo entre pares
Autocuidado
Transtornos mentais

Abstract

Introdução

O conceito de adolescência incorpora a ideia de uma construção social e diz respeito à multiplicidade de formas como ela é vivenciada e experimentada, as condições de vida e características sociais, raciais, étnicas, culturais, de gênero e de orientação sexual. Compreendendo a saúde do adolescente também como algo dinâmico e complexo, fez-se necessário pensarmos em formas de Promover saúde para esse grupo de forma inclusiva e assertiva. Nesse intere surge o PROSA ADOLESCENTE.   

Objetivo

O presente projeto visa fortalecer o vínculo e ampliar o acesso dos adolescentes em nossas unidades de saúde, estabelecendo diretrizes para a implantação e implementação de ações de saúde que incorporem os componentes da Atenção Básica e Média Complexidade com vistas a promover, proteger e recuperar a saúde da população adolescente.

Metodologia

É importante dar ao jovem a oportunidade dele fazer por ele mesmo. Desenvolver o protagonismo juvenil engajando-o em projetos que ele mesmo crie, assuma e administre. Dar-lhe autonomia, apoio e aprovação. Devem-se criar oportunidades de esporte, lazer e cultura. Para incentivar os adolescentes e jovens a participar das atividades de promoção a saúde, iniciamos as ações, com as secretarias de saúde, educação, esporte, assistência e cultura, qualificando doze jovens do bairro de Morada da Fé em Macaíba/RN sobre temas como: Bullying; Ansiedade; Racismo; Meio ambiente; gravidez na adolescência; uso de álcool e outras drogas, logo em seguida desenhamos calendário de visitas às escolas municipais, onde os adolescentes qualificados irão participar de uma “PROSA ADOLESCENTE” com outros jovens, discutindo as temáticas antes abordadas. 

Resultados

Garantir a integração da saúde, educação e cultura no fortalecimento da promoção a saúde do adolescente no território do município de Macaíba, trazendo o adolescente para protagonizar o autocuidado entre seus pares.

As relações entre pares, as quais falam as mesmas línguas, podem ser bem diferentes das dos adultos e ou técnicos, que muitas vezes não se fazem compreender por alguns grupos, os encontros que surgem da relação de pares são únicos e tem se demonstrado potentes. 

Conclusão

Em síntese avaliamos que a implantação do projeto e desenvolvimento das ações vem garantindo que os adolescentes tenham refletido sobre sua saúde e a necessidade do autocuidado, observamos que as discussões sobre os transtornos mentais tem sido efetivas e oportunas nas escolas. 

PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Encontros e Ações