QUALIFICANDO O MANEJO DO HIPERDIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
PDF (Português (Brasil))

Keywords

promoção da saúde
Atenção Primária à Saúde
Autocuidado
Atividade coletiva
Qualificação do cuidado

Abstract

Introdução

A hipertensão arterial e a diabetes mellitus são doenças crônicas, isto é, de longa duração e que exigem tratamentos contínuos contra os danos que podem provocar à saúde humana. O aparecimento dessas doenças se relaciona com a herança genética, mas também estão associadas aos estilos de vida, por isso, é de forte significância promover e incentivar hábitos saudáveis entre os indivíduos da sociedade.

O município de Macaíba-RN reconhece a importância de oferecer atenção integral ao hipertenso e diabético nos serviços que compõem a sua rede de saúde, considerando o papel do nível local de executar e fortalecer as ações estratégicas propostas e pactuadas pelo Programa Hiperdia nas três esferas de gestão. 

Objetivo

Desse modo, o objetivo do trabalho é qualificar e organizar os processos de trabalho a fim de garantir um manejo adequado aos usuários hipertensos e diabéticos no território, garantindo uma estratificação de risco e a construção de planos terapêuticos singulares. 

Metodologia

Construção do Plano Municipal de manejo clínico adequado a hipertensão arterial e diabetes mellitus no município de Macaíba, pactuação e discussão com nove equipes do município (equipes prioritárias), elaboração de calendário de ações, integração das ações junto às equipes das E-multi, Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada, garantindo a implementação de atividades coletivas, consultas e estratificação de risco, qualificando o acesso a rede de especialista e garantindo o cuidado na Atenção Primária à Saúde, além de promover ações de educação em saúde para o autocuidado.  

Resultados

O projeto iniciou em Maio com a qualificação das equipes e diagnóstico do adoecimento no território, em junho começamos as atividades coletivas, sensibilização e estratificação de risco dos usuários, em julho discutimos os grupos prioritários a serem atendidos e a regulação a partir do risco e vulnerabilidade. Organizar o atendimento prioritário a rede especializada além de garantir hábitos saudáveis com a realização de grupos de atividades físicas (Macaíba na Medida) e orientações de alimentação saudável. 

Conclusão

Em síntese avaliamos que a implantação do projeto e desenvolvimento das ações vem garantindo o resgate das atividades coletivas do Hiperdia local, qualificação do cuidado, promoção da saúde e respostas oportunas ao tratamento adequado das condições crônicas em nosso município. 

PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Encontros e Ações