Resumo
Introdução: O envelhecimento humano é um processo natural, dinâmico, intrínseco, heterogêneo, único para cada indivíduo e influenciado pela cultura e transformações sociais nas quais vive. Segundo estudos, em 2025 seremos o sexto país em número de pessoas idosas e chegaremos em 2030 com 41,5 milhões, acarretando uma mudança no formato da pirâmide etária, característica marcante de sociedades envelhecidas. Nessa perspectiva, com vista à promoção do envelhecimento com saúde e qualidade de vida, a Unidade de Saúde da Família de Ponta Negra, em conjunto com diversas organizações sociais que se fazem presentes na Vila de Ponta Negra/Natal, uniram-se em prol de celebrar o Dia Nacional da Pessoa Idosa, realizando um encontro direcionado a essa população na comunidade desde o ano de 2015.
Objetivo: Promover diálogos interdisciplinares sobre o envelhecimento saudável e apresentações socioculturais sobre o bem envelhecer.
Métodos: Encontro anual em forma de seminário em que são abordados temas relativos ao envelhecimento e apresentações culturais.
Resultados: De 2015 a 2023, foram sete edições, mobilizando diversas pessoas, entre convidados, palestrantes, grupos culturais, alunos, professores, profissionais de saúde e da assistência social e da comunidade. É um processo dinâmico, motivador, estimulante que permite congregar pessoas de diversos setores em prol do envelhecimento saudável. Estima-se que mais de 700 pessoas idosas estiveram presentes nesses seminários ao longo dos anos, apenas não acontecendo no período da pandemia da Covid-19, apesar de ter uma edição online. Além das pessoas idosas, seus familiares e cuidadores também são visados com a ação. Idealizado, inicialmente, como ação pontual, o impacto e a aceitação desta ação levaram as equipes a inscrevê-la no calendário anual da comunidade. Em 2023, foi realizada a sétima edição do seminário, que chama a atenção para a necessidade de cuidados e de afetos sentida pelas pessoas idosas, muitas vezes esquecidas pela sociedade e pela família.
Considerações finais: Essa atividade integra o calendário das ações de saúde da Vila de Ponta Negra, tendo proporcionado um espaço de reflexão e integração entre diversos atores sociais. Vem sendo fortalecida com a parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de outras instituições de ensino. A cada ano, verifica-se o envolvimento de um maior número de professores e estudantes, destacando-se como desafio pensar e pautar na ação a interprofissionalidade e o trabalho colaborativo como base. O evento destacou a importância do diálogo interdisciplinar e da colaboração entre diferentes áreas para enfrentar os desafios relacionados ao envelhecimento.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Encontros e Ações